A noiva que veio pelo ar
A noiva Josilene Slavinski teve de montar uma estrutura diferente para poder realizar o sonho de criança. "Coloquei na cabeça, quando era menina, que iria chegar no meu casamento de helicóptero. Como ficava estranho ir para a igreja com ele, mudamos a festa para um sítio e fizemos tudo lá, inclusive a cerimônia religiosa", diz. Na saída para a lua de mel, os noivos também foram embora de helicóptero.
Para assustar o companheiro, uma outra noiva decidiu levar para a festa, como surpresa, uma drag queen que deveria entrar com a bandeira do time do coração dele. "No início fiquei preocupada, porque pensava que ele não iria gostar. Mas no final deu tudo certo, foi uma farra", conta a cerimonial do casamento Karina Fedeger Losso.
Para não errar na medida, os produtores de eventos, de um modo geral, pedem para que o casal esteja de acordo com as surpresas. Também é bom avisar os familiares mais velhos que podem não gostar das novidades e terem atitudes desaprovadoras que, às vezes, podem comprometer a festa.
Os convidados estranharam ao chegar na festa de casamento e ver, no lugar do padre, um gaúcho declamando reflexões de amor e companheirismo. Houve até quem tenha pensado tratar-se de um novo tipo de guia espiritual. Mas o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar era mesmo o responsável por celebrar a união de um casal de paulistanos. "A noiva disse, por e-mail, que era fã dos meus textos e, como não era religiosa, pediu para eu ir até lá para fazer a cerimônia. Só a conheci no altar. Foi emocionante." Mudar completamente as regras do casamento virou uma opção para casais com estilo mais despojado e que não querem ter de seguir apenas as exigências da celebração tradicional nas igrejas. Quem tem dinheiro de sobra para isso é capaz de surpreender os convidados mandando, no lugar do convite, passagens de ida e volta para a cidade de Fátima, em Portugal. Foi o que fizeram os clientes da produtora de eventos Carol Bussab, de São Paulo: eles decidiram realizar o sonho de casar em outro país. Seus 50 convidados ganharam as passagens e todas as despesas com hospedagem pagas para um fim de semana. Depois da cerimônia, teve bolo e champagne. Os noivos foram para a lua de mel e os convidados voltaram para o Brasil.
Surpreender os convidados é a tendência atual das festas de casamento. Se a viagem ao exterior não é uma opção, dá para casar à beira de um rio ou perto do mar e reservar uns três dias para a festança. "No primeiro dia tem brunch, no segundo, a cerimônia e no terceiro é só festa", explica Carol. A organizadora de eventos Maria Elena Chastalo, da Cimec Eventos, produziu um casamento na beira de um rio, em Morretes, no litoral do Paraná. A decoração deveria ser apenas com velas, a pedido dos noivos. "Foi algo de cinema, iluminamos todo o rio e os convidados adoraram", conta Maria Elena.
Serviços de massagem para as mulheres, durante a festa, é outro mimo oferecido aos convidados. Tem quick massage e reflexologia (um tipo de massagem para os pés). "Antes elas ganhavam havaianas. Mas nenhuma mulher quer ficar sem as lindas sandálias de festa. Para relaxar um pouco o pé, nada melhor que uma boa massagem. Colocamos a reflexologia próximo ao banheiro", conta o produtor de eventos Dado Dantas. Para as que querem abandonar literalmente os sapatos, os noivos têm presenteado as convidadas com pantufas ou crocs.O banheiro também costuma ser uma atração à parte. O designer de interiores Marcos Soares explica que esses recintos viraram um espaço luxuoso com sabonetes de marca, cremes e materiais de higiene de deixar qualquer mulher encantada.
Para quem vai ao casamento pensando apenas na comida, é bom estar preparado. De acordo com Dantas, o bufê tradicional está ultrapassado. "Hoje o que mais conta é boa bebida, iluminação na pista de dança e boa música", diz. Para não deixar ninguém passando fome, os noivos oferecem uma entrada à francesa e depois apostam em opções mais leves, como a temaqueria. "Os pratos são preparados na frente dos convidados e quem tem fome vai lá e come alguma coisa", explica.
Vale ainda decorar a festa do casamento com algum tema em especial. Noivos que se conheceram pela internet produziram uma festa em estilo virtual. Os convites foram enviados por e-mail e eles montaram um site com detalhes da festa, falando sobre a história de vida do casal e de todos os convidados. Fizeram ainda um banner como se fossem os protagonistas do filme Mensagem para você. Já um noivo artista circense decidiu transformar o salão de festas em um verdadeiro picadeiro. E um casal apaixonado pelo bicho de estimação não poupou nem o cão, que teve de entrar na festa com as alianças penduradas na coleira.
Depois de tanta surpresa, os convidados ainda podem sair milionários da festa. Em um outro casamento, a lembrancinha era uma caixinha que tinha o seguinte dizer na tampa: "Amigos e amores já temos". Dentro havia um bilhete da Mega Sena.
Valsa é coisa do passado
Acertar o passo para a valsa não é mais uma preocupação para os noivos. Na verdade, eles querem muito mais e têm buscado nas escolas de dança uma ideia diferente. Em ritmo de samba, um casal de noivos deu um show para os convidados e há ainda outros que, apaixonados pelo tango, arriscam alguns passos marcados no meio do salão.
Trilha sonora à moda brasileira, coral infantil ou até mesmo uma escola de samba inteira. Não há limites para a festa que simboliza o final da vida solteira. Uma noiva mandou produzir 40 saias de baianas, feitas com chita. As tias entraram no salão dançando e arrastaram os outros convidados para a pista de dança e distribuíram as saias.
Já o buquê virou literalmente um sapo (em sonho, o bicho até pode se transformar em um príncipe encantado). O nome passou a ser sapoquê. "E tem noiva que coloca bilhetinhos sacanas na boca do sapo, com dizeres do tipo "você vai ficar solteirona" , conta a produtora Maria Elena Chastalo, da Cimec Eventos.
Votos próprios
A empresária Silvana Toscano escreveu os próprios votos para sua cerimônia de casamento, que realizou ao lado do marido, sem sacerdotes. "Fizemos uma cerimônia diferente de todas: nós mesmos a conduzimos. Falei os meus votos, foi um texto com a compilação de algumas coisas lindas que encontrei por aí, junto com meus ideais de vida feliz a dois", conta. "Eu e meu marido viemos de relacionamentos falidos e queríamos fazer diferente. Como não somos cristãos praticantes, não planejávamos uma festa religiosa. Já havíamos casado com o juiz, não queríamos passar pela burocracia de novo. Levamos a certidão de união estável no dia da festa para nossos padrinhos assinarem como testemunhas, havia inclusive um casal de amigos gays", relata.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião