Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Patrimônio

Casarão onde viveu escritor será demolido

Construído no final do século 19, no centro de São Carlos, interior de São Paulo, um casarão histórico que já foi a casa do escritor Euclides da Cunha (1866-1909) está em ruínas e, de acordo com a Fun­­dação Pró-Memória da cidade, será demolido. O prédio particular foi ocupado pelo escritor e engenheiro no começo do século 20, quando ele esteve na cidade para vistoriar uma obra.

"Foi com pesar [que demos a autorização da demolição], mas, dada a situação do imóvel, recuperá-lo seria um ônus muito elevado, e os proprietários teriam que arcar com tudo sozinhos. Então se avaliou que não haveria condições de exigir deles a preservação porque a casa já está praticamente de­­molida", disse a diretora-presidente da fundação, Ana Lúcia Cerá­volo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o imóvel não chegou a ser tombado. No entanto, a casa consta de uma lista municipal de propriedades com interesse histórico, que deveriam ser preservadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.