Começa, nesta segunda-feira (24), a demolição de casas condenadas pela Defesa Civil, no alto do bairro Alto Floresta, em Nova Friburgo, na Região Serrana. Nesta localidade, mais de 30 mortos foram registrados depois das chuvas que atingiram a Região Serrana. Nesta segunda-feira, o tempo segue firme na cidade, o que ajuda as equipes de resgate que trabalham na recuperação do município duas semanas depois da tragédia que matou mais de 800 pessoas.
Segundo o Ministério Público, ainda há desaparecidos na cidade. Por isso, bombeiros ainda seguem nos trabalhos de busca nos bairros mais atingidos pelas chuvas. Garis da Comlurb empresa de limpeza urbana do Rio ajudam no trabalho de limpeza das ruas do município. Ainda há muito entulho e móveis jogados no meio das ruas.
Ainda há regiões sem energia elétrica ou serviço telefônico, e cerca de 10% das casas ainda estão com o fornecimento de água cortado.
O serviço de demolição está marcado para começar a partir das 9h. Dezoito casas devem ser demolidas no bairro Alto Floresta, que pertence ao distrito de Conselheiro Paulino, o mais populoso de Nova Friburgo. As casas foram vistoriadas e selecionadas no domingo (23). A previsão é que as casas sejam demolidas até o final do dia desta segunda-feira.
No bairro, um loteamento que foi construído ao longo de 20 anos numa área invadida recebeu asfalto, energia, telefone, água encanada. Numa das ruas, mais de 50 casas foram destruídas e 36 pessoas morreram. Em toda parte ainda há restos da tragédia e a população tenta recuperar o que sobrou. Para evitar novas ocupações, a área será reflorestada.
"Vai ser um modelo para o país. Essa área vai ser recuperada e reflorestada", disse o presidente da Empresa de Obras Públicas, Ícaro Moreno.
Ao todo, 515 imóveis foram interditados em Nova Friburgo e mais de 1.200 famílias foram cadastradas para receber ajuda.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião