Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
A partir de hoje, parte dos estabelecimentos comerciais de Cascavel não abrirá as portas. O Comitê de Enfrentamento ao vírus da Influenza A (H1N1) determinou que locais fechados com aglomeração de pessoas não poderão funcionar até segunda-feira. Nessa data, o comitê voltará a se reunir para avaliar se há necessidade de prorrogar o fechamento, que atinge shoppings, escolas, igrejas e casas de show.
A Vigilância Sanitária ficará encarregada de fazer a fiscalização. Os proprietários que não acatarem a decisão serão acionados pelo Ministério Público. Serviços essenciais, como transporte público, hospitais e mercados, e estabelecimentos com boa circulação de ar continuarão funcionando normalmente.
Em Cascavel, houve nove mortes por suspeita do vírus H1N1. A Secretaria Municipal de Saúde já havia recomendado desde 1.º de agosto que se evitassem aglomerações. O secretário municipal da Saúde, Ildemar Canto, diz que a determinação apenas assegura que as recomendações anteriores sejam respeitadas.
Crítica
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não concordou com a medida adotada por Cascavel. O secretário Gilberto Martin fez críticas ao procedimento. "Isso é uma decisão que tem de ser tomada baseada em argumentos técnicos consistentes. Eu tenho certeza absoluta de que não há isso em relação a Cascavel. É uma medida equivocada e precipitada. Não há necessidade desse tipo de decisão", criticou Martin.
Em Curitiba, a procuradora Margaret Matos de Carvalho chegou a protocolar na sexta-feira passada pedido de liminar solicitando o fechamento de estabelecimentos comerciais, mas a Justiça negou o pedido no mesmo dia.
Outras prefeituras do interior do estado já tomaram medidas preventivas contra a gripe A. As cidades de Ponta Grossa, Foz de Iguaçu, Pato Branco, Colorado e Irati anunciaram na sexta-feira providências para impedir aglomerações públicas. O prefeito de Andirá, na região Norte do Paraná, José Ronaldo Xavier (PTB), decretou, na tarde da quinta-feira, situação de emergência em razão da gripe A. O município, de 22 mil habitantes, tem quatro casos confirmados da doença.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora