Os moradores de Cascavel, no Oeste do estado, vão ganhar 30 novas vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que vai melhorar um pouco a situação de saúde no município, mas não vai resolver o problema de falta de leitos. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, Cascavel precisaria de mais um hospital para conseguir atender toda a demanda.
As 350 vagas oferecidas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão longe de suprirem a necessidade. O governo do estado anunciou para os próximos dias a abertura de 30 novas vagas no Hospital Universitário (HU), mas a medida ainda não soluciona o problema de falta de leitos.
"Nunca é suficiente, talvez dobrando a capacidade do hospital ainda não seja suficiente. O normal para nós é uma demanda sempre acima da capacidade", afirmou o diretor do HU, Alberto Pompeu.
De acordo com a Regional de Saúde de Cascavel, seriam necessárias pelos menos 149 vagas de UTI na cidade e nos municípios próximos. No entanto, hoje existem somente 87.
"A gente já tem o espaço físico, o hospital Santa Catarina, adequado pelo sistema e aprovado pela vigilância. Agora falta os equipamentos, se conseguirmos os equipamentos, teremos mais 10 vagas ali dentro", afirmou o diretor da Regional de Saúde, Luiz Tomazetto.
Segundo a reportagem do telejornal, uma das pessoas que esperava uma vaga na UTI acabou morrendo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião