Rudson Marcos, juiz do caso Mariana Ferrer, afirmou à Corregedoria Geral de Justiça de Santa Catarina que o vídeo da audiência foi “altamente manipulado”. De acordo com O Antagonista, a manifestação se deu no âmbito da reclamação disciplinar apresentada contra ele, para a qual solicitou arquivamento. Além da edição, Marcos ressaltou que não há menção ao termo “estupro culposo” nos autos.
A influenciadora Mariana Ferrer acusa o empresário André Aranha de tê-la estuprado em uma casa noturna de SC. Ele foi absolvido em primeira instância por falta de provas. O caso ganhou destaque após The Intercept divulgar trechos da audiência de instrução e julgamento em que o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, que defende o empresário, fez insinuações com conotação sexual envolvendo a profissão e as fotos de perfis da jovem nas redes sociais.
Em um dos trechos, Mariana se dirigiu ao juiz pedindo que fosse respeitada pelo advogado: “Excelentíssimo, eu tô implorando por respeito, nem os acusados são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é isso?”.
Segundo O Antagonista, porém, o juiz afirmou que o vídeo divulgado trata-se de uma compilação com trechos de duas audiência, que juntas somam 300 minutos, e que nelas teria feito 37 intervenções durante as manifestações do advogado, do promotor, e dos defensores públicos. Além disso, de acordo com o magistrado, intervenções dele foram suprimidas do vídeo publicado pelo Intercept, bem como a ordem das declarações foi alterada. Para embasar as afirmações, Marcos anexou parecer técnico de um perito, ainda de acordo com o portal.
Após a repercussão do caso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu investigação contra o juiz. Já o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai analisar a conduta do promotor. Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedirá que o advogado Rosa Filho preste esclarecimentos sobre sua conduta no julgamento. A Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB Nacional também divulgou nota de repúdio, e o ministro do Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que "as cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras”.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora