Campo Grande, MS – O número de casos de dengue notificados em Mato Grosso do Sul, do início do ano até ontem, superou o registrado durante todo o ano de 2006.

CARREGANDO :)

O estado vive uma epidemia da doença. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que foram notificados 15.335 casos de dengue. Em 2006, ocorreram 15.024 notificações.

Duas pessoas morreram em janeiro. Autoridades da área de saúde investigavam ontem um terceiro óbito que teria sido causado pela doença. Em 2006, ocorreram cinco mortes no estado. No país foram 64.

Publicidade

A epidemia atinge principalmente Campo Grande, com 10.956 casos. Bairros tem até 20% das casas infestadas por larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Emergência

A situação também é grave em Aquidauana (120 quilômetros de Campo Grande), que tem cerca de 45 mil habitantes. A cidade registrou 930 casos e uma morte. A prefeitura decretou situação de emergência.

Esta semana, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, disse que o "ministério já está tomando todas as medidas cabíveis". "Quando soubemos da situação do estado, enviamos carros e pessoas capacitadas para auxiliar no combate ao mosquito", afirmou.

Alerta

Publicidade

No estado de São Paulo, o governo colocou 90 mil médicos em alerta para evitar casos de sarampo. Segundo a Secretaria de Saúde, não há casos autóctones – em que o paciente contraiu a doença no estado.

Na Bahia, o número de casos de sarampo explodiu, fazendo a doença voltar ao estágio pré-erradicação no Brasil. O Ministério da Saúde já confirmou que ao menos 43 casos da doença ocorreram no ano passado no estado.

A secretaria teme que paulistas que vão viajar para a Bahia no Carnaval voltem com a doença. A orientação é para que os turistas tomem a vacina com dez dias de antecedência.