Desde o início do ano até 15 de maio, Curitiba registrou 113 casos confirmados de dengue – de um total de 384 notificações. No mesmo período de 2014 foram registradas 29 transmissões de um total de 45 casos confirmados no ano inteiro. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em prestação de contas à Câmara de Curitiba.
De acordo com o diretor de Redes de Atenção à Saúde da SMS, César Serrat Titton, todos os casos confirmados foram importados, ou seja, o contato com o mosquito Aedes aegypti e a infecção aconteceram em outras cidades. No ano passado, duas contaminações ocorreram em Curitiba.
O balanço da secretaria mostra, também, que até março desse ano foram realizadas 68,4 mil inspeções domiciliares para o combate aos focos do mosquito. Foram identificados 390 focos – 143 apenas no distrito do Boa Vista – contra 246 em 2014.
Para Titton, o aumento do número de casos na capital não é exclusivo. “O volume de casos cresceu em todo o país. Com o aumento na circulação do vírus, a tendência é de que cresçam ainda mais em 2016”, disse. Segundo ele, a SMS deve manter os esforços para eliminação dos focos do mosquito durante todo o ano e investir em atividades de prevenção e ações educativas.
- Estado de SP confirma o 1.º caso de zika, o vírus ‘primo’ da dengue
- Campinas tem 4,5 mil casos de dengue em 10 dias
- Cientistas identificam gene que determina sexo do ‘Aedes aegypti’
- Com 52 mil casos, Sorocaba anuncia fim da epidemia de dengue
- Cidade de Limeira vai testar novo inseticida contra dengue