Maringá O número de casos comprovados de dengue neste ano triplicou em Maringá nos últimos três dias. A estatística saltou de 73 casos positivos na última segunda-feira para 221 ontem, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Se continuar neste ritmo, o município pode superar, em breve, os números da epidemia de 2002, quando foram registrados 637 casos positivos. A previsão do secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, é chegar a 400 casos ainda na próxima semana, já que há 717 notificações com suspeitas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Em 2006, foram computados 96 casos confirmados e 351 notificações. "Graças a Deus ainda não temos nenhum óbito", comenta Nardi, que anunciou que o município enfrenta uma epidemia. Dois caminhões foram carregados com vasos de flores retirados do Cemitério Municipal na última quarta-feira, visando a reduzir os focos do mosquito.
Ontem, equipes da Vigilância Ambiental estiveram na Vila Santo Antônio, em Maringá, onde metade das residências apresenta focos com larvas do mosquito, segundo a agente ambiental Brígida Souza. Uma das casas visitadas, na Rua Assis Chateubriant, tinha recipientes para vasos com dezenas de larvas. A dona de casa Ramona Prado, 79 anos, ficou surpresa com os focos, pois disse limpar o quintal diariamente porque tem preocupação por já ter pego dengue há oito anos.
São 130 agentes no trabalho de combate e cada equipe da vigilância visita uma média de 40 residências ao dia. Outras equipes visitam uma média de oito estabelecimentos diariamente como ferro-velho, borracharia e desmanche.
A preocupação também é grande na cidade vizinha de Paiçandu. A prefeitura convocou um mutirão para hoje com a expectativa de reunir aproximadamente 2 mil pessoas para fazer um trabalho de limpeza dos quintais e ruas. Foram distribuídos sacos de lixo para os alunos nas escolas. Paiçandu já registrou 89 casos positivos e 361 notificações neste ano, contra apenas dois casos confirmados.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou ontem que o Paraná já registrou 1.472 casos positivos e 3.325 notificações neste ano, contra 1.100 casos e 4.115 notificações em 2006. "As 22 regionais de saúde irão receber na próxima semana um material educativo para ajudar no trabalho", comenta o coordenador técnico de Controle da Dengue da Sesa, Sílvio Alexandre Brandt.