• Carregando...

O Ministério da Saúde informou ter sido notificado, até está segunda-feira (7), de 20 casos da febre chikungunya no país, em 2014. As pessoas infectadas com o vírus, que pode se confundir com o vírus da dengue, tiveram quadros leves. Dois casos foram identificados no Paraná.

Segundo a pasta, todos os casos são "importados", de pessoas que adquiriram o vírus no exterior, e não há indícios de transmissão no Brasil.

O ministério destaca que não há relação entre os casos da "prima da dengue" e a Copa do Mundo.

Além dos casos em 2014, o governo só havia sido notificado de casos da doença em 2010, em três pacientes, todos os casos também importados.

"Deste total, 17 foram registrados em militares e missionários brasileiros que regressaram de missão no Haiti e um caso de um brasileiro que viajou para a República Dominicana. Os outros são de dois haitianos que viajaram ao Brasil e que já regressaram ao seu país de origem", diz nota da pasta.

Três dos casos foram identificados no Rio de Janeiro; a maioria dos 20 foi registrada em São Paulo, diz o ministério. Dois casos ainda estão sob investigação."De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2004, o vírus já foi identificado em 19 países.

Porém, só no final de 2013 foi registrada transmissão autóctone (dentro do mesmo território) em vários países do Caribe e, só em março de 2014, na República Dominicana - até então, só África e Ásia tinham circulação do vírus", explica a Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]