O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira (26) que o número de casos confirmados da nova gripe chegou a 522 em todo o país. Segundo o ministro, o vírus "não circula" no país. Nesta sexta, foram confirmados 70 casos novos da doença.

CARREGANDO :)

Segundo Temporão, todos os casos novos são de pessoas que vieram do exterior ou que tiveram contato próximo com elas. São Paulo é o estado que registra a maioria dos casos: 260.

Temporão afirmou que a decisao de fechar escolas ou estabelecimentos públicos deverá ser tomada de acordo com os protocolos das vigilâncias sanitárias regionais.

Publicidade

O ministro informou que as pessoas contaminadas que tiverem agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas iniciais já vão receber medicamento contra o vírus.

Até a quinta-feira, todos os casos suspeitos notificados até 48 horas após os primeiros sintomas recebiam o medicamento, chamado fosfato de oseltamivir. Segundo o ministro, a medida foi tomada para evitar que um número significativo de pessoas tomasse o remédio logo nos primeiros dias e o abandonasse quando não fosse confirmado o caso, como vinha acontecendo.

O ministério mudou também o protocolo de confirmação de casos. Quando houver um caso em uma instituição – uma escola ou uma empresa, por exemplo – será suficiente a confirmação de apenas um ou poucos casos. Os demais serão confirmados por terem apresentado o vínculo.

O ministro reiterou que a situação é de "tranquilidade". Apesar disso, a recomendação para que pessoas com situações mais delicadas, como crianças abaixo de dois anos ou pessoas com doenças imunodepressivas, evitem viagens a países com transmissão sustentada continua valendo, disse.

Temporão disse que espera um aumento do número de casos, por causa do período do inverno no hemisfério Sul e do período de férias. "A nossa expectativa é que, sim, teremos um aumento no número de casos nos próximos dias, nas próximas semanas", afirmou.

Publicidade

Casos pelo mundo

Pelo mundo, o número de casos da doença não para de crescer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou em seu boletim desta sexta-feira (26) um aumento de 3.947 casos da gripe em relação ao último registro, de quarta-feira.

Segundo a agência da ONU, há hoje no mundo 59.814 infectados pelo vírus influenza A (H1N1) e 263 pessoas mortas em decorrência da doença, sem contar o caso brasileiro. O maior aumento de casos ocorreu no Chile, que registrou mais 871 casos em apenas dois dias.