Ao contrário do que foi publicado anteriormente, houve um aumento no número de casos notificados de dengue no Paraná e não de casos confirmados. Nos seis primeiros meses deste ano, foram notificados 55.029 casos contra 36.078 no mesmo período do ano anterior.
Os dados foram divulgados na quarta-feira (6) pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que foram confirmados no Paraná 26.049 casos da doença.
O número de pacientes graves também subiu no Paraná. No primeiro semestre de 2010, foram 181 casos contra 299, crescimento de 65%. Até o último levantamento, treze pessoas morreram em decorrência de complicações da doença, mesmo número dos primeiros seis meses do ano passado. Brasil
Apesar dos números, na média nacional, houve redução dos casos da doença. Nos seis primeiros meses de 2010, o total de infectados pela dengue chegou a 874.793 e no mesmo período deste ano o número caiu para 715.666. Os casos graves caíram 45%, passando de 14.685 para 8.102.
Houve redução nos casos de dengue em Rondônia, Acre, Roraima, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.
Houve redução no número de óbitos. De janeiro até agora, 310 morreram em razão da dengue, sendo que no mesmo período do ano passado foram 554 casos. A maior incidência de óbitos (70%) ocorreu nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Amazonas.
Embora o ministério tenha atingido a meta de reduzir os casos de dengue, o fato não significa que as ações devam ser amenizadas. "Temos vários tipos de vírus circulando e pessoas suscetíveis, que não foram contaminadas. Portanto, não devemos reduzir as ações, mas, pelo contrário, reforçá-las", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por meio da assessoria de imprensa.