Agora ficou mais fácil fazer o controle de procriação de cães em Curitiba: um ônibus que circulará pelas ruas da cidade pretende ajudar as famílias de baixa renda, fornecendo gratuitamente a castração do bichinho de estimação destas pessoas e, consequentemente, ajudando a diminuir o número de cães e gatos abandonados na cidade.
As castrações serão feitas apenas em animais que não tenham complicações clínicas que possam interferir na recuperação pós-operatória. Além disso, os cães precisam ter um proprietário: uma das exigências da castração é de que o animal receba a identificação eletrônica microchip com os dados do proprietário e do animal. As famílias terão também de, obrigatoriamente, participar das atividades de educação para guarda responsável."O principal objetivo não é fazer esterilizações em massa, mas funcionar como uma unidade móvel da campanha para guarda responsável", conta o presidente da Rede de Defesa e Proteção Animal, Marcos Traad. O ônibus equipado com materiais cirúrgicos é da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal de Curitiba e coordenado pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná.
O Castramóvel deve circular principalmente nas áreas onde existem famílias atendidas por programas sociais, como nas relocações da Cohab.