• Carregando...

Catadores de papel também serão responsáveis pela divulgação de informações sobre separação correta do lixo. Eles distribuirão panfletos pelas residências e empresas por onde passam. A iniciativa atinge o Comitê de Cidadania dos Coletores de Materiais Recicláveis da Regional Santa Felicidade. O material foi elaborado pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Ong Ecologia Urbana.

Segundo a pedagoga de educação ambiental, Marinê Martinez, a entrega do material educativo pelos próprios coletores deverá aproximar os trabalhadores da comunidade onde atuam. "Acreditamos no fortalecimento do vínculo entre catadores e a população", defende. Ela também sugeriu que todo material reciclável separado pelos condomínios que possa ser vendido para reciclagem seja doado para o catador, independentemente da coleta realizada pelo caminhão do Lixo que não é lixo.

A assistente social Maria Alice Erthal ressalata a importância do trabalho que os coletores fazem em Curitiba. "A maioria do lixo reciclável produzido na nossa cidade está na mão de vocês. Os coletores de Curitiba coletam cinco vezes mais do que o caminhão", disse Marinê aos catadores, durante um encontro realizado anteontem. Depois de uma atividade de relaxamento e integração, eles puderam falar sobre a sua expectativa em relação à reunião. Os desejos manifestados foram anotados e nesta atividade surgiram palavras como "coragem", "igualdade", "dignidade", "sonho", "força" e "saúde".

O ex-operador cinematográfico e coletor há oito anos, Reinaldo de Lima, participa do comitê desde o início do ano. "Acho que já há alguma mudança porque estamos aprendendo muitas coisas. Somos importantes para a preservação do meio ambiente", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]