Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turismo

Cataratas do Iguaçu batem recorde de visitantes em 2005

As Cataratas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, tiveram um número recorde de visitação de quase 20 anos. A avaliação é do secretário estadual de Turismo, Celso Caron, ao comentar as 1.084.239 visitas que o Parque Nacional do Iguaçu recebeu em 2005. Foram 34 visitas a mais do que a sua melhor marca registrada em 1987. O recorde, segundo a Agência Estadual de Notícias, foi anunciado neste sábado (31) pelo Ibama, que controla a bilheteria do parque desde 1980.

"Foz do Iguaçu é um dos principais ícones do turismo brasileiro e os números vêm crescendo anualmente. Ao mesmo tempo em que as Cataratas do Iguaçu registram esse expressivo número de visitantes, Foz também está atingindo a marca dos 200 mil turistas europeus", disse Celso Caron à Agência.

Segundo Caron, tudo isso se deve a um trabalho bem sucedido, que está sendo feito em conjunto entre os órgãos públicos e o empresariado de Foz do Iguaçu. "Só neste ano, a Secretaria de Estado do Turismo participou de 32 eventos, sendo 11 internacionais e 21 nacionais, em parceria com a Embratur e o Ministério do Turismo, e sempre com Foz do Iguaçu".

Foz do Iguaçu conseguiu superar a casa de um milhão de turistas em três ocasiões: 2005, 1987 e 1986 - neste último foram 1.061.052 visitas. Só para ilustrar a grandiosidade dos números basta lembrar que um tempo atrás, em 2002, o parque recebeu 645 mil turistas. Isso significa um salto de 67% em três anos. O movimento de 2005 significa um aumento de 10,5% em relação ao fluxo de 2004, quando 980 mil visitaram o parque.

As Cataratas do Iguaçu se destacam ainda nos novos produtos e campanhas de divulgação nacional e internacional de órgãos federais e de empresas privadas. As cataratas vão estampar a campanha da Embratur e terão dois milhões de cartões telefônicos que serão comercializados neste mês de janeiro.

As cataratas estarão, pela segunda vez, o leque de peças publicitárias da campanha "Vire Fã do Brasil", promovida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O material, por iniciativa do Ministério do Turismo, tem como meta a promoção dos ícones turísticos do país em alguns mercados da América do Sul, Estados Unidos e Europa.

A campanha se inicia em janeiro e vai até maio. A peça das Cataratas tem a foto das cachoeiras de fundo e, em primeiro plano, mais um fã do Brasil, Tony Perez, da Espanha. O investimento será, em cada um dos mercados, de US$ 830 mil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.