Foz do Iguaçu – Há inúmeros locais interessantes para se observar a Lua e as estrelas no Paraná. Mas Foz do Iguaçu abriga um cenário singular, cobiçado por turistas do mundo inteiro: as Cataratas do Iguaçu, situadas no Parque Nacional do Iguaçu. Este será o palco de um evento astronômico inédito marcado para as 20h30 de hoje.

CARREGANDO :)

Segundo o geógrafo e responsável técnico pelo encontro, Janer Villaça, o Parque Nacional é o local ideal para observar o céu, porque não tem luminosidade artificial e está situado em meio à natureza. "Além do bem-estar, o Parque Nacional também propicia a pesquisa", diz.

A observação será feita de três formas: a olho nu, com binóculos e telescópio. Os alvos são as constelações de Verão, entre elas a de Órion – onde estão inseridas as estrelas Três Marias; a estrela Sirius, a mais brilhante do céu, além da Lua em fase crescente. Também poderão ser vistas as constelações de Touro e Gêmeos.

Publicidade

O evento, aberto à comunidade, é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – responsável pelo Parque Nacional – a ONG Eco Logus e o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), instituição sem fins lucrativos.

A intenção dos organizadores é transformar a observação astronômica em mais um atrativo turístico de Foz do Iguaçu, aos moldes de uma atividade científico-cultural. "A idéia é mostrar a integração da natureza da terra com a natureza do cosmos", diz o biólogo do CEAEC, Roberto Leimig. Segundo ele, também serão discutidos conceitos de astronomia durante a atividade.

Os recursos arrecadados (cada participante pagará taxa de R$ 40) com a realização do evento serão usados na aquisição de mudas para posterior reflorestamento do Rio Tamanduazinho, em Foz do Iguaçu. Atualmente, a única atividade noturna nas Cataratas do Iguaçu é um passeio em épocas de Lua cheia, realizado esporadicamente no lado argentino e brasileiro.