A reabertura da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais, mais importante igreja católica do Paraná, trouxe aos curitibanos som, luz e muita emoção na noite desta quinta-feira (6). Centenas de pessoas emocionadas acompanhavam do lado de fora do prédio -- que ainda cheira a tinta -- o ato cívico que marcou o início da cerimônia. Ao som da Banda Lyra, cantaram o hino nacional e viram a catedral ficar mais iluminada. Um presente para Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade.
As portas foram abertas em conjunto pelo bispo dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba, o governador do Paraná, Beto Richa, o cônego Genivlado Ximendes da Silva, responsável pela catedral, além dos sócios da empresa G Arquitetura, responsáveis pelas obras na catedral. Com todos os espaços da igreja ocupados, inclusive as tribunas que foram reabertas após muitos anos fechadas, iniciou-se a parte litúrgica do evento, com missa e dedicação do altar e ambão, lugar onde é feita a leitura da Bíblia.
"É uma alegria imensa viver esse momento histórico e queremos dedicá-lo e agradecer à nossa padroeira por isso", disse dom Moacyr ao público. Ainda do lado de fora era possível perceber a ansiedade e emoção de quem acompanhou de perto as etapas da obra que deixou o "quartel-general" da arquidiocese de cara nova.
Visivelmente emocionada Maria Aparecida Gonçalves, aposentada de 74 anos que frequenta a catedral há mais de duas décadas, comparou a experiência da dedicação ao nascimento de um filho. "É uma prova da intercessão de Nossa Senhora, já que a obra era muito cara. Estou bastante emocionada." Depois que entrou, a expressão era: "me sinto na antessala do céu. Tudo era tão apagado e agora conseguimos enxergar os detalhes."
Veja fotos da reinauguração da Catedral