A manhã de ontem foi de festa para os oito mil novos calouros da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Cerca de mil pessoas acompanharam a divulgação do resultado, no Estacionamento 2 da universidade, que contou com animação de trio elétrico e distribuição da edição extra da Gazeta do Povo com o nome dos aprovados.
Um acidente de trânsito nas proximidades da universidade dificultou o trânsito no local. O resultado, que inicialmente estava marcado para as 11 horas, acabou saindo às 11h35, o que deixou os candidatos ainda mais ansiosos. A estudante Gabrielle Ribeiro Ducci, 17 anos, preferiu chegar cedo e aguardava apreensiva junto com os pais a lista de aprovados. "Estamos aqui desde as 10h30", contou a garota que acabou conquistando uma vaga no curso de Nutrição. Para a estudante Rhana Deschamps Pereira, 17, o dia foi de duplo nervosismo. Esperando o resultado da PUCPR ela ainda controlava o horário para não perder a hora no vestibular do Centro Universitário Positivo (UnicenP), que teve ontem o primeiro dia de provas.
Já para os primos Pedro Enrique Ruzano, 19, e Ana Luiza Tanner, 17, o sábado foi de alegria dupla. Os dois comemoravam em companhia das mães a passagem no vestibular. "Agora vai ter festa com a família toda", disse Ana. Festa em dobro também para as amigas Fernanda Cristina Santos, 20, e Karen Rocha, 18, que estudaram juntas no cursinho e continuarão sendo colegas de turma no curso de Educação Física.
Primeiro lugar
O primeiro lugar geral foi da estudante Nathalia Mayumi Tsukamoto, de 18 anos. Além de conquistar uma vaga no curso mais concorrido, o de Medicina, Nathália foi premiada com uma bolsa integral para toda faculdade. "Estudei muito, achava que eu ia passar, mas não imaginava que seria em primeiro. Até levei um susto hoje de manhã, quando me ligaram. Achei que tivesse dado algum problema", conta.
Nathalia cursou o ensino fundamental e médio no Colégio da Polícia Militar e fez cursinho no Positivo. Há três anos ela tentava uma vaga no ensino superior. "Nos outros anos tentei apenas as instituições públicas", conta a garota, que ainda vai fazer vestibular na UFPR. "Vou tentar lá também. Mas se passar ainda não sei qual vou escolher", diz.
Com uma rotina de estudos de segunda a sábado, Nathalia, que é de Londrina mas mora em Curitiba há dez anos, sonhava em fazer Medicina desde a oitava série. Sem outros médicos na família, ela será a primeira a seguir carreira na área.
Serviço: As matrículas para os calouros começam amanhã. Nos dias 12 e 13 de novembro todos os calouros devem imprimir o boleto no site da universidade (www.pucpr.br) e efetuar o pagamento. Os boletos poderão ser impressos até as 17 horas de terça-feira (13). A entrega dos documentos será realizada entre os dias 16 e 21 de novembro, de acordo com o calendário disponível no site da universidade.