A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul (RS) confirmou, no começo da tarde desta terça-feira (28), a morte de dois homens em decorrência da nova gripe. Ainda não há mais informações sobre os pacientes.
Ao todo, o país soma 55 óbitos provocados pela nova gripe, sendo 18 no Rio Grande do Sul, quatro no Paraná, 27 em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro. O primeiro caso no Nordeste foi registrado nesta terça-feira, na Paraíba. Um estudante de enfermagem, de 31 anos, morreu em João Pessoa. Ele estava internado no Hospital Universitário (HU) da capital paraibana e apresentava problemas respiratórios. No Sul do país
Dos 24 resultados de exames recebidos pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, todos foram confirmados. Dezenove pessoas são de Caxias do Sul, uma de Farroupilha (RS), uma de Nova Petrópolis (RS), uma de Garibaldi (RS) e duas de Vacaria (RS).
No total, Caxias do Sul contabiliza três mortes pela nova gripe.
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, deve se encontrar na tarde desta terça-feira com o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, para discutir os casos e ver como a cidade está organizada para enfrentar o avanço da nova gripe no município.
Pelotão afastado
No mesmo estado, em Passo Fundo, um pelotão do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar foi afastado das atividades na segunda-feira, depois que um dos policiais foi internado com suspeita de ter contraído a nova gripe. Ele morreu na madrugada desta terça-feira.
Segundo o tenente coronel João Darcy Gonçalves da Rosa, 22 policiais foram dispensados e devem retomar as atividades na quinta-feira (30). "Eles foram afastados por medida preventiva. Se os sintomas não aparecerem, eles voltarão ao trabalho normalmente", disse Rosa.