A secretaria do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Paraná apóia o Livro Didático Público por acreditar que ele oferece condições para a formação de cidadãos com potencial crítico e transformador da realidade.

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Destaca, ainda, a importância da publicação porque assim o estado reassume seu papel na educação, indo contra a tendência de desresponsabilização do estado perante as políticas educacionais. Isso representa um avanço na gestão pública em educação.

Os integrantes do CBCE acreditam que todo conteúdo escolar, e conseqüentemente, a sistematização desse conteúdo, tem uma base teórica na qual sustenta suas afirmações, pois nenhum conhecimento é neutro ou desprovido de parcialidade. "Com isso, afirmamos que posicionar-se politicamente não é exclusividade de um texto de ordem marxista, e sim uma característica inerente a qualquer texto que trate de qualquer temática", argumentam.

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A secretaria lembra que a reflexão em torno da Educação Física, especialmente a partir da década de 1980, com a discussão protagonizada pelo CBCE, fez crescer o questionamento às práticas escolares da disciplina caracterizadas até então pela esportivização e pela biologização do ser humano. Para o CBCE, é sim papel da Educação Física criticar tais modelos. "Neste sentido, a discussão presente no Livro Didático materializa dentro da escola o debate que desde então tem se realizado." (MK)