A assessoria da Cedae afirma que foi concluído por volta de 0h30 deste domingo (24) o reparo após o rompimento de uma tubulação que provocou uma inundação em casas em Tomás Coelho, no subúrbio do Rio na manhã de sábado (23).
Segundo a Cedae, mais de 80% do fornecimento já foram normalizados na manhã deste domingo, no entanto, a previsão é de que o serviço só esteja totalmente restabelecido na manhã de segunda-feira (25).
A tubulação danificada foi levada para análise em um laboratório da empresa, para saber o que provocou o problema.
Milhares de litros d'água foram jogados nas ruas Pereira Pinto e Engenho do Mato, destruindo carros, casas, móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais dos moradores. Cerca de 40 casas foram atingidas, muitas ficaram alagadas.
Funcionários do setor patrimonial da empresa visitaram residências afetadas e cadastraram 16 imóveis para ressarcimento de prejuízos.
Rompimento de adutora
De acordo com a Cedae, a adutora rompida, que tem cerca de 1,75 metros de diâmetro, é responsável por cerca de 15% da água da Região Metropolitana, principalmente da Zona Norte da capital. A assessoria da empresa informou inicialmente que o local teria sido inundado por 9 milhões de litros d'água e depois corrigiu a informação, afirmando que o volume aproximado seria de 1 milhão de litros, já que a tubulação não estaria funcionando em vazão plena.