O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) deu mais um passo para obter o título de Universidade Tecnológica. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) do Senado Federal aprovou ontem, por unanimidade, o projeto que eleva a instituição à condição de universidade. Ele precisa passar ainda pela Comissão de Educação do Senado e, se aprovado, seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O processo começou em setembro, quando o projeto chegou à Câmara dos Deputados e foi submetido à avaliação de quatro comissões. Para obter o credenciamento, o Cefet-PR argumentou que já tem perfil universitário alicerçado no ensino, na pesquisa e na extensão. Com a mudança, deverão ser alterados apenas alguns aspectos, como as designações de diretores e o estatuto da instituição. O conselho diretor já está adequado ao modelo de conselho universitário.
Com 95 anos de existência, a instituição oferece atualmente cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). São cerca de 13.500 alunos regulares, 1.330 professores e 580 funcionários técnico-administrativos distribuídos em unidades localizadas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião