O Paraná ganhou ontem a primeira universidade tecnológica do País e sua segunda universidade federal. A lei 11.184/2005, que transformou o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR) em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma semana antes do projeto completar um mês de aprovação no Senado.
Para o diretor geral do Cefet/PR, Éden Januário Netto, uma das principais vantagens da mudança é a autonomia da instituição, que ganharia com a liberdade de planejamento. Além disso, a escola seria beneficiada indiretamente com a existência de fundos e projetos específicos para as universidades federais.
Em viagem ontem a Porto Alegre, Netto não falou a respeito do assunto e pretende se manifestar hoje, em entrevista coletiva. O diretor deve anunciar quando será a cerimônia oficial de criação da universidade. O chefe de gabinete da presidência, Gilberto Carvalho, confirmou a intenção do presidente de vir ao Paraná participar da solenidade.
Para isso, será preciso esperar Lula voltar de viagem à Europa. Por causa desse imprevisto, o evento não deve ocorrer antes do dia 20 de outubro.
O Cefet/PR completou 96 anos no último dia 23. Nesse período, a instituição mudou de nome quatro vezes todas em decorrência da alteração da estrutura pedagógica.
Fundado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, o Cefet/PR começou oferecendo ensino primário e ofícios, como confecção de sapatos. Em 1937, a escola passou a ser chamada Liceu Industrial do Paraná, oferecendo ensino de primeiro grau. Cinco anos depois, a organização do ensino industrial realizada em todo o país fez com que a instituição fosse denominada Escola Técnica de Curi-tiba.
Com a unificação do ensino técnico, em 1959, a instituição mudou novamente de nome e passou a ser chamada de Escola Técnica Federal do Paraná. A transformação seguinte ocorreu em 1978, quando recebeu a denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica e começou a oferecer cursos de graduação plena.
Como universidade, a instituição continuará oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de educação tecnológica. Também cursos de licenciatura e técnicos voltados ao ensino médio. Outro objetivo como universidade é realizar pesquisas que beneficiem à comunidade.
Números
15.363 alunostem hoje o Cefet/PR. Para atendê-los, o centro conta com 1.130 professores.
41 cursosde graduação são ofertados hoje aos candidatos a ingresso no Cefet/PR.
6 câmpustem a futura universidade: Curitiba, Campo Mourão, Sudoeste, Medianeira, Cornélio Procópio e Ponta Grossa.