Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português| Foto: Divulgação

Uma multidão de 80 mil fiéis passou ontem pelas ruas centrais de Curitiba, durante a comemoração de Corpus Christi. A data marca a celebração do sacramento da Eucaristia. Missas e procissões também foram realizadas por algumas paróquias em bairros da cidade.

CARREGANDO :)

À tarde, em frente da Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, cerca de 40 mil pessoas acompanharam a missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr Vitti. Os católicos seguiram em procissão pelas ruas Barão do Serro Azul e Cândido de Abreu, até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde receberam a bênção e assistiram a um show do padre Reginaldo Manzotti.

O caminho da procissão foi decorado por um tapete de 1.670 metros de comprimento e dois metros de largura montado por cerca de 4 mil fiéis. A confecção começou no início da manhã e foi finalizada momentos antes da passagem dos fiéis. A gerente administrativa aposentada Terezinha Augusto, 47 anos, e a vendedora Rosângela Aparecida, 36 anos, tiveram menos de dez minutos para completar os 30 metros iniciais do tapete. As amigas participam juntas da confecção do tapete há três anos. Desta vez, Rosângela trouxe até o filho Júnior, 8 anos, e o marido, Anselmo, 44 anos, para auxiliar na tarefa. "É uma alegria e um dia separado para viver em família e perto dos amigos. E o meu filho já cresce incentivado pela religião", diz.

Publicidade

O tapete foi desenhado sobre um pedaço de TNT (um tipo de tecido) e montado basicamente com serragem, pó de café e sal grosso. De acordo com o engenheiro agrônomo Antônio Fadel, 65 anos, o trabalho começou há cerca de um mês, com o recolhimento e tingimento do material. Sempre acompanhado de sua esposa, Regina, 66 anos, participar de festas católicas faz parte da vida dele.

Já a médica Maria Ruth Ferreira, 45 anos, e suas filhas Sara, 13 anos, e Débora, 12 anos, chegaram de Varginha, Região Sul de Minas Gerais, minutos antes do início da missa, na Catedral. As três ajeitavam-se sobre as malas a espera de duas amigas que moram em Curitiba e que conheceram em Aparecida, durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil.