As celebrações do feriado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (15), devem atrair 100 mil fiéis para o centro de Curitiba. A confecção dos tapetes, com 1,7 mil metros, começa logo pela manhã. Às 6h, 1,8 mil pessoas de 140 comunidades iniciam a distribuição dos lotes, de dois metros de largura, pelas ruas da cidade. Esta será a primeira celebração oficial da Arquidiocese de Curitiba que irá contar com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).
A Santa Missa, na Catedral Basílica, está marcada para às 15h, com a presença do arcebispo de Curitiba, Dom Moacir José Vitti. Uma hora depois, a procissão segue a partir do obelisco de Nossa Senhora da Luz, ao lado da Catedral, na praça Tiradentes. O percurso tem cerca de 1.700 metros até o Palácio Iguaçu, onde por volta das 18 horas, ocorre a bênção do Santíssimo Sacramento. A cerimônia é encerrada com um show católico que já tem presenças confirmadas dos padre Antônio Maria e Reginaldo Manzotti.
A procissão de Corpus Christi tradicionalmente percorre os tapetes confeccionados em materiais diversos, como serragem, roupas, papel e pó de café. O responsável pela Comissão Organizadora, Zildo Costa, que também é coordenador arquidiocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, lembra que esta é a maior manifestação pública de fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. "É uma oportunidade de externarmos todo o nosso amor ao nosso amor ao Senhor", conta Costa.
Em preparação à Festa de Corpus Christi, o Cenáculo Arquidiocesano está realizando, desde o dia 8, a Semana Eucarística. Nesta quarta-feira (14), a adoração ocorre na Igreja da Ordem e à noite no Cenáculo.
Outras cidades
Duas celebrações também movimentam a região metropolitana de Curitiba. Na Lapa o Santuário de São Benedito celebra na quinta-feira, a partir das 10h, a missa e em seguida a procissão de corpus Christi pelas principais ruas do município.
Em São José dos Pinhais, o dia será de confecção de tapetes de serragem colorida com motivos religiosos e a procissão pela cidade. As principais igrejas de São José dos Pinhais - Bom Jesus, São Cristóvão, Monte Claro e São Pedro estão responsáveis pela organização dos dois eventos, que acontecem na parte da manhã.
No Oeste do estado, Foz do Iguaçu também realiza a partir desta quarta-feira um evento religioso em comemoração a data no Centro de Convenções da cidade. A estimativa é de um público de duas mil pessoas durante os quatro dias do evento.
Corpus Christi
Criada em 11 de agosto de 1264 pela Bula Transiturus, do Papa Urbano IV, a festa de Corpus Christi é uma comemoração à presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. "É uma celebração pública de fé na presença de Jesus Cristo na Eucaristia do pão e do Vinho", disse o pároco da Igreja Bom Jesus, Frei Délcio Lorenzetti.
A festa católica foi inspirada nas visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillion, em 1209. As visões da então freira Juliana (canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII) exigiam uma festa em homenagem ao corpo de Cristo.
Os pedidos foram acatados pelo Papa Urbano IV, mas tiveram pouca repercussão na época, já que o santo padre morreu em seguida. Somente em 1313, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, a Festa da Eucaristia tornou-se um dever canônico mundial.
Atualmente o dia de Corpus Christi é um dia de liturgia solene com a participação de muitos fiéis que saem às ruas, em procissão, para pedir as bênçãos de Jesus Eucarístico para suas casas e famílias. Neste dia, é muito comum enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais coloridos em forma de mosaico.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Pelo fato de que a Eucaristia ter sido celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.