Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail mase@smma.curitiba.pr.gov.br. É preciso enviar o nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. Não serão permitidas gravações ou fotos durante a visita. Cada visita pode ser acompanhada por até 30 pessoas.
Datas das visitas
31/5 - 15h (sábado);
2/6 9h e 15h (segunda);
3/6 - 9h (terça);
4/6 - 9h (quarta);
5/6 9h (quinta).
Uma série de visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, em Curitiba, ocorre entre os dias 31 de maio e 5 de junho. Serão cinco datas nas quais a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, vai guiar os visitantes pelo local.
Durante o passeio serão detalhados os significados das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de pessoas comuns. As inscrições estão abertas, segundo a Prefeitura de Curitiba. Mas os interessados precisam correr, já que o serviço costuma ter uma grande procura. (Veja no box como se inscrever)
Curiosidades sobre a disposição e a arquitetura das lápides e da formação da sociedade curitibana também devem ser exploradas. O cemitério foi fundado em 1853, tem 5,7 mil túmulos e tem de mais de 74 mil pessoas sepultadas. No São Francisco de Paula estão enterrados grandes nomes curitibanos, como os políticos Vicente Machado, Barão do Cerro Azul e Manuel Eufrásio, além de Maria Bueno, assassinada brutalmente em 1893 e que virou santa milagreira da cidade.
Os passeios fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente e é organizado pelo Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (MASE).
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião