Era grande o número de pessoas trabalhando nos cemitérios de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (30), para deixar tudo pronto para a visitação na próxima segunda-feira (2), feriado do Dia de Finados. O prazo para as famílias realizarem a limpeza dos túmulos nos quatro cemitérios municipais da capital - Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula termina nesta sexta-feira. Um sistema informatizado ajudará os visitantes na localização de túmulos no cemitério do Boqueirão.
O telejornal ParanáTV 1ª edição mostrou que muitas pessoas decidiram antecipar a visita. A vendedora Isaura de Oliveira foi uma das que preferiu prestar suas homenagens antes mesmo do feriado para evitar a aglomeração de pessoas. "A gente vem mais a vontade, passeia um pouco e visita", disse em entrevista ao telejornal.
Neste ano, está proibida a entrada de camelôs dentro os cemitérios. O objetivo é valorizar os comerciantes estabelecidos nas proximidades que se preparam o ano inteiro para a data. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelos quatro cemitérios municipais neste feriado.
Mapa digital
No Cemitério Municipal do Boqueirão um sistema informatizado ajudará os visitantes na localização de túmulos. Segundo a prefeitura, um computador será instalado e um funcionário ajudará na consulta. Para localizar os jazigos é preciso informar o sobrenome do sepultado e os dados aparecerão na tela, inclusive um mapa digital com o caminho até o jazigo consultado.
O sistema está sendo desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A prefeitura pretende instalar totens multimídia (computadores) na entrada dos cemitérios para que a população consulte diretamente o serviço e encontre os jazigos.
A previsão é de que até o ano que vem, o sistema estará funcionando nos demais cemitérios. Os quatro cemitérios municipais de Curitiba têm 303.726 túmulos. No Boqueirão, estão 35.380 sepultados, e todos foram cadastrados no novo sistema informatizado. Cascavel
Em Cascavel, na região Oeste, o prazo para limpeza termina no domingo (1). De acordo com informações da TV Oeste, 80 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos da cidade. Serão celebradas missas e cultos durante todo o dia.
Por determinação de Vigilância Sanitária está proibida a colocação de vasos e plantas que acumulem água e possam se tornar criadouros do mosquito da dengue. O responsável pelo túmulo pode até ser multado.