Rio e Brasília - O início das operações do Censo 2010, no último domingo, ocorreu sem imprevistos em todo o país, segundo balanço efetuado ontem pelo chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro, Romualdo Rezende. Segundo ele, 41 postos de coleta de 14 unidades da federação transmitiram, no primeiro dia de trabalho, questionários respondidos para a central de operações no Rio, mas ainda não há um balanço parcial do número de recenseados.
De acordo com Rezende, "praticamente 100%" dos 190 mil recenseadores estão trabalhando desde ontem, levando aos 58 milhões de domicílios a serem recenseados questionários que trazem perguntas sobre iluminação pública, saneamento básico, migração, nível educacional, rendimento familiar e mortalidade.
As novidades, em termos de perguntas a serem respondidas pelos entrevistados, dizem respeito à inclusão digital, tempo no trajeto entre residência e trabalho, acesso a programas de renda do governo e união entre pessoas do mesmo sexo.
Segundo Rezende, ainda que a lei permita que seja cobrada multa daqueles que não responderem ao Censo, essa prerrogativa não foi usada pelo instituto em recenseamentos anteriores e o objetivo é que não venha a ser acionada na operação atual.
De acordo com a Lei 5.564/1968, a não prestação de informações nos prazos fixados gera multa de até 10 vezes o maior salário mínimo vigente no país. Fica dispensado do pagamento da multa, porém, o infrator primário que prestar informações no prazo fixado no auto de infração.
O trabalho de coleta de dados vai ser realizado até 31 de outubro. Os resultados devem ser divulgados em 27 de novembro. Um único morador poderá fornecer as informações por todos os moradores do domicílio. Os recenseadores poderão ser identificados pelo uso de um colete especial, no qual estará fixado um documento de identificação e o logotipo do Censo, além de um boné e o material eletrônico de mão para a realização do questionário.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia receberam ontem, no Palácio da Alvorada, um recenseador do IBGE. O casal respondeu um questionário simplificado com 25 perguntas sobre condições de moradia, nível de instrução, fontes de recursos e dados pessoais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora