O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (23) discute a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que manteve a suspensão das redes sociais do candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
Os comentaristas também analisarão a decisão da Justiça de Pernambuco que decretou a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão é um desdobramento da Operação Integration, que prendeu a influenciadora e advogada Deolane Bezerra no início do mês.
TRE mantém suspensão das redes sociais de Marçal
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu nesta segunda-feira (23) manter a suspensão das redes sociais do candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), que tenta recuperar o acesso às redes sociais, suspensas há um mês.
A suspensão foi resultado de uma ação movida pelo PSB, partido da candidata Tabata Amaral, que acusa Marçal de abuso de poder econômico. O partido argumenta que o empresário incentivava seguidores a reproduzirem “cortes” de seus vídeos em diferentes redes sociais, oferecendo prêmios aos mais ativos.
O PSB afirma que Marçal estaria "arregimentando ilicitamente pessoas para aumentar a visibilidade de seus conteúdos", e que o candidato do PRTB autorizava a produção de "cortes" de suas falas, incentivando seguidores a se tornarem "cortadores" profissionais. Por quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral entendeu que a suspensão foi necessária porque havia indícios de "desequilíbrio na disputa eleitoral".
Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima em investigação sobre bets
A Justiça de Pernambuco decretou, nesta segunda-feira (23), a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão é um desdobramento da Operação Integration, que prendeu a influenciadora e advogada Deolane Bezerra no início do mês.
A Polícia Civil investiga uma suposta organização criminosa que atua em jogos ilegais, incluindo bets e jogo do bicho, e lavagem de dinheiro. A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, determinou a prisão do cantor.
Na decisão, a magistrada citou que a “intensa relação financeira” de Gusttavo Lima com os alvos da operação “inclui movimentações suspeitas” e “levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas”. O processo tramita em sigilo. Além do cantor, um empresário também teve a prisão preventiva decretada.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.
TRE julga recurso sobre suspensão das redes sociais de Pablo Marçal
Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima em investigação sobre bets
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora