Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escritório da Anac

Cerca de 200 pilotos e estudantes protestam no Afonso Pena

Cerca de 200 pilotos, estudantes de aviação e mecânicos fizeram um protesto no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, contra o fechamento do escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Curitiba. O ato durou cerca de duas horas, de acordo com a Polícia Militar (PM), entre as 17 e 19 horas.

Segundo o estudante de aviação e que participou do manifesto Paulo Victor de Castro Martins, os participantes fizeram um círculo, sentaram no chão e também tentaram impedir o embarque de alguns passageiros. Uma nova manifestação foi marcada para o dia 22 de março, segundo Martins.

A PM informou que as pessoas que bloquearam a passagem para o embarque foram retiradas do local e que os policiais fizeram um cordão de isolamento para que os passageiros pudessem passar. Dezoito policiais do pelotão do Aeroporto acompanharam o protesto.

Imbróglio

De acordo com a Anac, o fechamento desse escritório de Curitiba e das unidades do Recife (PE) e de Porto Alegre (RS) faz parte do processo de reestruturação do órgão. A alegação dos manifestantes é de que terão de se deslocar para São Paulo ou Rio de Janeiro para fazer os exames nos escritórios de aviação civil da Anac dessas cidades. Este é o segundo protesto organizado pelo grupo, que já reuniu 300 pessoas em frente ao escritório da Anac, em Curitiba, na última semana.

Serviços

A assessoria de imprensa da Anac afirmou que os serviços oferecidos pelo escritório de Curitiba poderão ser solicitados pela internet. "O atendimento das necessidades de nossos usuários por meio eletrônico será realizado via portal da Anac, inclusive solicitações de licenças e habilitações, o que padroniza exigências e agiliza (o atendimento)", explicou a Anac, por meio de nota oficial.

O órgão informou ainda que os usuários não terão necessidade de viajar para outros estados para fazer provas. Uma banca itinerante fará os exames nas cidades onde os postos e escritórios da Anac serão fechados.

Os escritórios e postos da Anac de Curitiba, Porto Alegre e Recife deixarão de atender o público em um prazo entre 30 e 60 dias. O prazo para finalizar os procedimentos internos é de 180 dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.