Cerca de 380 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Curitiba durante o feriado de Finados nesta quarta-feira (2). A estimativa leva em conta os quatro cemitérios municipais (São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida) e outros cinco particulares, consultados pela Gazeta do Povo.
Somente nos cemitérios municipais, cerca de 100 mil pessoas devem prestar homenagens a parentes e amigos mortos, segundo estimativa da prefeitura da capital. Segundo o Serviço Funerário Municipal, nesta terça (1.°), porém, poucas pessoas adiantaram a visita devido ao mau tempo.
Confira as linhas que atendem os cemitérios em Curitiba
Veja como o Dia de Finados é celebrado pelo mundo
Ao longo do Dia de Finados, várias missas e homenagens estão programadas. Pela manhã, às 9h30, ocorre uma adoração seguida de missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti no Cemitério Municipal Água Verde. Quem visitar o Cemitério Municipal São Francisco de Paula poderá ver uma chuva de 30 mil pétalas de rosas que serão jogadas sobre o Crematório Vaticano, que fica próximo. A homenagem será às 11h30. No Cemitério Vertical de Curitiba, além de um espaço destinado às crianças, com teatro, pintura e brinquedos, há missas e apresentações de corais da cidade a partir das 8h.
Trânsito
Agentes da Diretran e policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PM) irão orientar os motoristas próximos aos principais cemitérios para tentar evitar problemas no tráfego de veículos.
A Ecovia, concessionária que administra a BR-277 entre Curitiba e as praias do Paraná, informou que haverá uma sinalização diferenciada na quarta-feira na altura do quilômetro 71, no sentido litoral, para facilitar o acesso ao Cemitério Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais. Equipes da empresa junto com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) devem orientar o trânsito. O tráfego no sentido praias não deve aumentar devido ao feriado, segundo a concessionária, já que são esperados, em média, 500 carros por hora na rodovia em cada sentido.
A Urbanização de Curitiba (Urbs) determinou o reforço de algumas linhas de ônibus, que passam próximas aos principais cemitérios da cidade para atender a grande circulação de pessoas ao longo do dia.
Quais ONGs cooperaram com Moraes e são alvo do Congresso nos EUA
MST elege 133 candidaturas entre militantes próprios e políticos apoiadores da causa
Lula põe o comércio exterior brasileiro a serviço de terroristas e assassinos
Censura ineficaz: banimento do X no Brasil teve impacto mínimo no uso da rede social
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora