Atualizado em 19/05/2006 às 18h13
O Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho no Paraná (Sinjutra-PR) divulgou na tarde desta sexta-feira (19) um balanço oficial a respeito do número de adesões de varas da Justiça do Trabalho em todo o estado. Os dados mostram que até agora 39 varas já pararam durante os dois dias de paralisação, que atingem 17 estados em todo o Brasil. Na segunda-feira (22), esse número deve subir para 46, com a adesão já declarada das varas de Umuarama e Cianorte(Noroeste), de Jacarezinho e Castro (região Norte), Pato Branco e Dois Vizinhos (Sudoeste).
Na manhã desta sexta-feira, quem aderiu à greve foram os servidores de Apucarana e Guarapuava. As cinco varas de Maringá e Londrina, as três de Foz do Iguaçu e a de Arapongas e Ivaiporã já pararam por tempo indeterminado. Em Curitiba, 16 das 20 seguem sem atividades e as outras quatro funcionam precariamente, o que corresponde a 90% do total, de acordo com o Sinjutra-PR. Na região metropolitana, os trabalhos também estão parados em São José dos Pinhais, Colombo e Araucária. Apenas os trabalhadores comissionados estão trabalhando.
Segundo o coordenador da greve no estado, José Padilha, a tendência é que a paralisação aumente ainda mais na próxima semana. "Equipes devem sair de Curitiba para buscar um apoio ainda maior no interior, principalmente nas regiões mais afastadas", afirma Padilha.
Os servidores reivindicam a aprovação do Plano de Cargos e Salários, na Câmara Federal e no Senado, até 30 de junho, para cumprir o limite imposto pela legislação eleitoral, possibilitando a implantação do projeto ainda este ano.