Fiscalização: novas blitzes deverão ocorrer nos próximos dias em Curitiba| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Por dentro da lei

Veja as irregularidades mais comuns nas motos e como evitá-las:

> Os capacetes devem ter uma faixa refletiva de segurança na parte traseira e nas laterais. O equipamento deve ter certificação do Inmetro.

> O motoqueiro deve manter a viseira do capacete sempre abaixada. Se o capacete não tiver viseira, o condutor deve usar óculos de proteção, de utilização simultânea com óculos de sol ou de grau. Não é permitido o uso apenas de óculos de sol ou de grau.

> Os baús das motos que transportam cargas não podem ter comprimento superior à traseira do veículo, e a altura não pode exceder a 70 centímetros. O comprimento dos equipamentos abertos (do tipo grelha) não pode ultrapassar a traseira do veículo e a largura máxima é de 60 centímetros.

> A luz do farol não pode ser de xenon.

> Os piscas devem ser na cor laranja.

> O cano de escape não pode ter descarga livre.

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Policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRan) apreenderam ontem em Curitiba 68 motos que apresentavam algum tipo de irregularidade ou equipamentos em desacordo com a legislação. Vinte policiais estiveram em dois pontos da cidade – pela manhã no bairro Vila Hauer, e à tarde no Portão – no primeiro dia da Operação Duas Rodas, criada pelo BPTran com o objetivo de reduzir ainda mais o número de acidentes envolvendo motocicletas na cidade. A operação será permanente, segundo o BPTran. As motos apreendidas foram levadas para o pátio do Departamento de Trânsito (Detran) e só serão retiradas quando tiverem as irregularidades corrigidas.

Pela manhã, os policiais apreen­deram 40 motos (10 delas com documentação em atraso) e fizeram 91 notificações – 39 delas porque o condutor usava capacete sem viseira ou trafegava com a viseira levantada. Foram flagrados três motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um adolescente. No total, 29 CNHs foram apreendidas. Os policiais constataram 59 infrações gravíssimas, 26 graves, 1 média e 5 leves. À tarde, na Rua Francisco Fris­chmann, no Portão, 28 motocicletas foram recolhidas (3 com documentação atrasada). Foram expedidas 35 notificações e apreen­­didas 15 CNHs. Dois motociclistas trafegavam sem CNH. Os policiais aplicaram 61 multas: 30 por infrações gravíssimas, 27 por infrações graves, 2 médias e 2 leves.

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Segundo o capitão Julian Bayer, do BPTran, as infrações mais comuns são em relação ao capacete e ao escapamento das motos.

O professor de Educação Física Jair Luís Pissolato, 39 anos, reclamou da abordagem. Segundo ele, o policial o agrediu no momento em que desceu da moto. "Só comentei que estava atrasado e ele veio com uma agressão", afirmou. Os motoqueiros abordados relataram que estavam parados no local havia pelo me­­nos uma hora. O capitão Bayer não comentou a suposta agressão. "Ele pode ir ao batalhão e relatar o fato", disse.

Menos acidentes

Apesar de a frota de motos crescer mais do que a de outros tipos de veículos em Curitiba, o número de acidentes caiu 21,2% entre 2008 e 2009. Em 2008 foram 4.116 acidentes, com 27 mortos; no ano passado foram 3.241 ocorrências, com 22 mortos, segundo o site da Polícia Militar. Conforme o BPTran, 3% da frota de motos de Curitiba se envolveram em acidentes em 2009.

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