Depois de 90 dias de trabalho, a prefeitura de Curitiba entrega hoje as obras de revitalização do Jardim Botânico, o mais importante cartão-postal da cidade, com 450 mil visitantes por ano, de acordo com dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Com custo total de R$ 900 mil, o projeto foi executado graças a uma parceria público-privada com a Natura, empresa brasileira do ramo de cosméticos.

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A solenidade de entrega final das obras, marcada para às 18h15, será realizada numa área isolada e restrita ao público em geral. Segundo o secretário do Meio Ambiente de Curitiba, José Antônio Andreguetto, o parque não ficará fechado à visitação durante a cerimônia, apenas uma parte será isolada. "Será uma solenidade fechada por que é uma reabertura oficial. É uma questão de capacidade do local, de ser uma unidade de conservação", explica.

Ao todo estarão presentes cerca de 500 pessoas, entre eles o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o presidente da Natura, Alessandro Carlucci, e os funcionários do Jardim Botânico. Logo após os discursos, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e a reinauguração da estufa e do sistema de irrigação do jardim francês.

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O projeto foi responsável pela reforma da principal atração do parque, a estufa de ferro e vidro. Lá, todos os pontos deteriorados pela corrosão foram removidos e os vidros quebrados e trincados foram trocados. A atração ganhou nova pintura e limpeza das fachadas. Os sistemas elétrico, hidráulico e de exaustão foram revisados. O equipamento de climatização, que não funcionava, foi recuperado e agora permite reproduzir com mais fidelidade o ambiente climático da Floresta Atlântica. "Se as obras não fossem realizadas a estufa poderia cair", afirma Andreguetto.

Na obras externas à estufa, houve a colocação de cercas ao redor do bosque, novas placas de sinalização e também a implantação de um novo sistema de irrigação no jardim francês, que fica logo em frente à estufa.

"O projeto tem uma grande sinergia com os valores da Natura", afirma o gerente de marketing da região sul da empresa, Marcos Ponte. A empresa, que em troca do patrocínio poderá associar a sua imagem à realização da obra, pretende com esta restauração aproximar-se do consumidor sulista. Esta é a primeira grande parceria deste tipo realizada pelo município e a primeira vez que a empresa Natura adota um parque. (TC)