Desde a última sexta-feira (16), estudantes de todo o estado já podem buscar seus certificados de conclusão do ensino médio pelo Enem nas escolas estaduais credenciadas. Esse documento é necessário para efetivação da matrícula no ensino superior. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou seu período de matrículas nesta segunda-feira (19).
A Resolução 152/2015, com a relação das escolas credenciadas, pode ser consultada em http://migre.me/ocjeu. Ao todo, são 220 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação.
No exame 2013/2014, quase dois mil paranaenses conseguiram a certificação do ensino médio pelo Enem. A medida é possível desde que o aluno consiga atingir as notas necessárias para a aprovação: mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 500 na redação.
A matrícula (registro acadêmico) na UFPR começa nesta segunda e vai até o próximo dia 23. O local e horário para registro varia de acordo com o curso. Informando número de inscrição e senha, o aluno pode consultar sua agenda em http://migre.me/ocjsg.
Sisu
Começou nesta segunda também o período em que candidatos poderão concorrer a vagas na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, a instituição oferece 1.977 vagas nessa modalidade de ingresso. Para participar, o candidato deve ter feito o Enem 2014/2015 e não pode ter zerado na redação. Podem ser preenchidas até duas opções de curso. O resultado da primeira chamada sairá no próximo dia 26.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião