Depois de reduzir as velocidades nas Marginais do Pinheiros e do Tietê, agora a gestão Fernando Haddad (PT) quer fechar as pistas expressas durante a madrugada para evitar acidentes. “Não tem demanda, ajuda na segurança porque é o momento que os motoristas usam para correr muito, causa muito acidentes, caminhões principalmente”, afirmou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, após uma reunião no Tribunal de Contas do Município (TCM).
Segundo ele, a medida deve ser implementada ainda neste ano, após a Prefeitura construir guaritas com cancelas para interditar os acessos paras faixas expressas entre a meia-noite e às 5 horas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já tem estudos que, de acordo com Tatto, mostram que a medida não tem impacto no trânsito. “A CET já fez um piloto e está dando certo, está andando”, explicou o secretário.
Hoje, os caminhões são proibidos de circular nas Marginais entre as 5 horas e às 21 horas. Somente no final da noite e durante a madrugada é permitida a circulação. Tatto explicou que a interdição não vai ser feita em toda a extensão das pistas expressas, já que para acessar algumas rodovias é necessário acessar as faixas. Mas, nos trechos fechados por cancela, Tatto pretende jogar os motoristas para as faixas centrais e locais. “É medida de segurança.”
Embora a medida seja apresentada como ação para reduzir os acidentes de trânsito, estudo de Segurança Viária da própria CET, usado como base para a política de redução dos limites de velocidade executada pela gestão Haddad, mostra que, dos 625 acidentes registrados na Marginal do Tietê em 2013, 522, ou 83,5%, foram fora da madrugada, entre 6 horas e 22 horas. A maior parte das mortes, 23 das 35 ocorrências, também ocorreu fora dos horários em que a Prefeitura estuda implementar essa nova restrição.
No último dia 17, um caminhão com a caçamba levantada e em alta velocidade entalou na Ponte do Piqueri, na zona oeste de São Paulo. A pista central no sentido Rodovia Ayrton Senna da Marginal Tietê ficou interditada por 50 horas para que as equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) pudessem retirar o veículo sem causar danos à estrutura. Mesmo assim, a força do impacto danificou uma viga de 60 toneladas.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora