• Carregando...

Após sete meses, os moradores da Casa do Estudante Uni­­versitário (CEU), no Centro de Curitiba, voltaram o ouvir o barulho das obras de restauração do prédio. Os trabalhos haviam sido paralisados em março deste ano, após a empresa contratada para executar o projeto entrar em processo de falência. Desde então, os estudantes se mobilizaram para conseguir que a Prefeitura de Curitiba realizasse uma nova licitação e contratasse outra empresa para concluir a reforma geral.

A previsão é de que a obra seja concluída em sete meses. O custo para esta segunda fase é de R$ 3 milhões, que se somam aos R$ 3,5 milhões que haviam sido gastos desde o início da recuperação, em 2008. O dinheiro foi levantado pela própria instituição, a partir da venda de potencial construtivo do prédio, que é uma Unidade de Interesse de Preservação. A prefeitura ficou responsável por fazer a licitação e fiscalizar o cumprimento do contrato.

"As autoridades têm dado uma atenção maior à casa, que abrigou diversas lideranças políticas quando ainda eram acadêmicos", ressalta Bodhan Metchko Filho, presidente do Conselho dos Curadores da Casa. "Tivemos problema por causa do atraso, mas isso nos alertou para a necessidade de contratar uma empresa mais sólida", diz.

As obras ficarão concentradas no lado par do edifício, obrigando os estudantes desse setor a se mudarem temporariamente para a outra ala. A CEU foi projetada para abrigar 400 moradores, mas atualmente tem pouco mais de 200. Após as reformas, o número de vagas deve aumentar para 430.

Transformação

As mudanças incluem a reforma dos cinco pavimentos e do subsolo; serviços de restauro; recuperação da estrutura; modernização dos sistemas de prevenção, hidráulico, elétrico e telefônico; implantação de rede de internet; troca de esquadrias; implantação de rampas de acesso; elevadores e reforma geral na cozinha. Esta é a primeira vez que a CEU passa por uma reforma geral. O prédio, localizado ao lado do Passeio Público, foi inaugurado em 1956.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]