Entre as entidades que já apresentaram pedido para a transferência do julgamento da ADPF 442 para plenário presencial, agora está o Conselho Federal de Medicina. Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), o CFM entende que o formato virtual não é adequado para a discussão da ação, que pode descriminalizar o aborto até 12ª semana, de matéria tão complexa.
O julgamento no plenário virtual foi marcado nesta terça-feira (19) pela presidente do STF e relatora da ação, Ministra Rosa Weber. No formato on-line, Weber deve publicar o relatório e voto no começo desta sexta-feira (22). Os outros ministros terão o prazo de seis dias úteis para declararem o voto no sistema. Eles também poderão apresentar um pedido de destaque que obrigará que o julgamente seja feito presencialmente.
“A apreciação da matéria na forma virtual, como proposto, impede debate mais amplo sobre assunto diretamente ligado ao direito à vida, ao direito reprodutivo e às políticas públicas de saúde”, informa a nota. O documento também ressalta que, desta forma, os ministros do STF ficam “impedidos de conhecer em profundidade argumentos que podem subsidiar seu posicionamento”.
Outras entidades como o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, Instituto Brasileiro de Direito e Religião, Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Apoio à Família fizeram solicitações semelhantes à corte, mas, até o momento, nenhum dos pedidos foi deliberado.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Novela do orçamento mostra como Musk busca aumentar influência na administração pública dos EUA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora