A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou nesta quarta-feira (29) mais 60 municípios e oitos estados que serão fiscalizados quanto à aplicação de recursos de programas federais.
Os municípios sorteados nesta quarta estão espalhados em 24 estados do país: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Dos escolhidos, o município mais populoso é o de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, que tem 176.429 habitantes. Já o com o menor número de habitantes é Santa Cecília do Sul, no Rio Grande do Sul, com 1.771 habitantes.
De acordo com a CGU, os municípios que possuem até 20 mil habitantes serão fiscalizados em todas as áreas que recebem recursos federais. Já os maiores, que têm mais de 20 mil habitantes, serão fiscalizados nas áreas de Organização Agrária, Energia, Gestão Ambiental, Assistência Social, Saúde e Educação.
O sorteio dos municípios é realizado mensalmente pela CGU e, segundo a Controladoria, os selecionados passam por análise de contas e documentos e também por inspeção pessoal e física das obras e serviços em realização. A população também participa do processo, de forma direta ou por meio de conselhos comunitários e entidades organizadas.
Já os oitos estados sorteados nesta quarta serão fiscalizados nas áreas de Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Assistência Social e Transporte. São eles: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora