Terminou por volta das 12 horas a visita do chefe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) à Penitenciária Federal de Catanduvas, no Oeste do estado. O chefe do Depen foi para o presídio para apurar as denúncias feitas em um relatório da Polícia Federal, que teria apontado várias irregularidades na segurança do presídio federal.
Segundo informações do telejornal ParanáTV, 1.ª edição, o chefe do Depen afirmou que nunca recebeu esse relatório da PF, mas que vai investigar cada ponto do documento. O diretor também negou que o traficante Fernandinho Beira-Mar teria assumido a liderança dos detentos.
Durante a visita, o chefe do Depen passou por todos os setores do presídio, numa tentativa de mostrar que tudo está normal, que não há nenhum tipo de problema no presídio. O relatório que teria sido feito pela PF aponta que as câmeras de segurança da penitenciária não funcionam e que 11 dos 239 agentes contratados para trabalhar no presídio enfrentam processos na Justiça por crimes como tráfico de drogas e homicídio.
Ainda segundo o relatório, o traficante Fernandinho Beira-Mar teria assumido a liderança dos detentos e também teria comprado um táxi em Cascavel, usado para levar parentes ao presídio. Além disso, ainda segundo o documento, o traficante tem ajudado presos mais pobres com a contratação de advogados e pagamento de apartamentos alugados.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora