Chegou a 109 o número de mortes causadas pela dengue no estado do Rio de Janeiro, segundo o balanço da Secretaria estadual de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (6). Foram registradas oito mortes a mais, desde o último balanço da secretaria, no dia 22 de junho. No total, já são 27 municípios com registro de mortes. E a capital continua sendo o local onde foram contabilizados o maior número: 36.
Segundo a secretaria, os outros municípios que tiveram registro de mortes foram: Nova Iguaçu (8), Duque de Caxias (9), Magé (3), Cabo Frio (1), São Gonçalo (10), Maricá (2), Mesquita (2), São João do Meriti (5), São José do Vale do Rio Preto (1), Bom Jesus de Itabapoana (1), Itaocara (2), Itaperuna (1), Rio das Ostras (3), Barra Mansa (3), Belford Roxo (2), Campos dos Goytacazes (3), Angra dos Reis (4), Japeri (1), Paraíba do Sul (1), Itaboraí (1), São Pedro da Aldeia (1), Valença (2), Casemiro de Abreu (1), Italva (1), Pinheiral (1) e Volta Redonda (4).
De 2 de janeiro a 2 de julho foram notificados 147.346 casos suspeitos de dengue no estado.
A Superintendência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica observou que os municípios que ainda apresentavam epidemia da doença já saíram dessa situação, após quatro semanas seguidas de queda significativa no número de casos notificados, segundo o boletim.
Em janeiro, foram notificados 5.694 casos; em fevereiro 17.417; em março 32.255; em abril 51.636, em maio 33.439; em junho 6.826; e em julho 25.
Municípios que saíram da situação de epidemia: Iguaba Grande, Angra dos Reis, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Armação de Búzios, Saquarema, Itatiaia, Pinheiral, Resende, Valença, Bom Jesus de Itabapoana, Vassouras, Guapimirim, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Quissamã, Mangaratiba, Seropédica, Magé, Cordeiro, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Rio das Ostras, Mendes, Cambuci e Mesquita.
Dengue tipo 4
Na capital, nos três primeiros meses do ano, o número de casos foi maior do que o total dos anos de 2010 e 2009 somados.
No dia 23 de março, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou os dois primeiros casos de dengue tipo 4 no estado. Segundo o secretário Sérgio Côrtes, a confirmação foi dada pela Fiocruz.
As infectadas, conforme informações da secretaria, são as irmãs e estudantes universitárias Caroline, de 22 anos, e Bárbara, de 21, que estão em casa e passam bem. Uma delas precisou ser internada, com fortes dores abdominais.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora