Pelo menos 35 mil pessoas ficaram sem luz no Rio Grande do Sul nesta terça-feira devido aos fortes ventos originados pelo ciclone extratropical. As informações são das três empresas que fornecem energia elétrica no estado. Nos pontos cobertos pela Companhia Estadual de Energia Elétrica - Rio Grande do Sul (CEEE), 28 mil pessoas estão sem energia elétrica. Só em Porto Alegre e na Região Metropolitana, três mil pessoas foram afetados. A área mais atingida é o bairro Cidade Baixa, na capital, e suas redondezas. Os outros 25 mil clientes da empresa sem luz dividem-se em 11 mil no Litoral Sul, seis mil no Litoral Norte e oito mil espalhados por diversas áreas.
A AES Sul informou que 10 mil pessoas estão sem energia elétrica. A empresa é responsável pelo fornecimento a 118 municípios do Rio Grande do Sul.Em nota, a Rio Grande Energia (RGE), outra empresa fornecedora no Estado, não informou o número de pessoas afetadas, mas informou que mantém todas as suas equipes de manutenção atuando para normalizar a situação. Segundo a empresa, todos os pontos onde houve interrupção de energia já foram identificados pela concessionária.
O Rio Grande do Sul continua em alerta nesta terça para possíveis alagamentos e deslizamentos de terra em consequência da passagem de um ciclone extratropical sobre o estado e também por Santa Catarina, segundo informações da Defesa Civil estadual, que prevê fortes rajadas de vento e chuva ao longo da semana.