A previsão de que o inverno seria seco no Paraná está se concretizando. A falta de chuva no estado causou uma queda acentuada na umidade relativa do ar, o que pode causar problemas de saúde. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, em Curitiba os valores não são tão críticos como no interior. Nas regiões Noroeste, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul, e no Oeste, na região da Tríplice Fronteira, a umidade fica entre 30% e 35%, índice que já exige atenção. Já na capital, a umidade está entre 35% e 40%
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade é inferior a 30% o quadro é considerado preocupante. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. "Como o tempo está muito seco, as pessoas devem cuidar com a exposição ao sol e usar filtro solar", explica o meteorologista do Simepar Marcelo Brauer.
Brauer alerta que a umidade relativa do ar é mais baixa entre o final da manhã e início da tarde. "Esse é o período em que o índice é inferior à 50%, mas a taxa varia ao longo do dia. Durante a noite, esse número sobre para 90%, por exemplo", diz.
A umidade deve voltar a subir no estado ainda nesta semana. Uma frente fria, que está no Rio Grande do Sul, deve chegar ao Paraná até a sexta-feira (9) trazendo chuva. "No interior, especialmente na região Oeste, deve chover ainda esta noite. Durante a quinta-feira, o interior também vai registrar chuvas rápidas", diz.
Já em Curitiba, a previsão é de que chova apenas no domingo. "Não há previsão de grandes volumes de chuva, mas também não devemos mais observar o céu totalmente claro. Com mais nuvens, a temperatura à tarde não fica tão alta", explica Brauer.
Nebulosidade melhora a qualidade do ar
Apesar de as temperaturas permanecerem elevadas, a nebulosidade deve aumentar no estado. Com isso, os níveis de umidade também sobem. "As condições climáticas se mantêm, com predomínio do sol, mas ainda nesta quarta-feira, devemos ter mais nuvens", explica Brauer.
Com o aumento na nebulosidade, as temperaturas à tarde devem baixar um pouco. De acordo com o Simepar, deve haver uma queda de 3° C a 4° C nos índices que estavam sendo registrados. Pela manhã, a previsão é de que não haverá alteração.
Nesta quarta-feira, as temperaturas devem variar entre 10° C e 24° C em Curitiba. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros também ficam entre 10° C e 25° C. Já no Litoral, a mínima é de 15° C e a máxima fica em torno dos 26° C.
Em Londrina, no Norte, a quarta-feira vai ser de temperaturas agradáveis, entre 13° C e 26° C. Maringá, no Noroeste, registra temperaturas ainda mais elevadas, com variação entre 17° C e 29° C.
Em Foz do Iguaçu e Cascavel, na região Oeste, os termômetros marcam temperaturas entre 14° C e 28°C.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora