A chegada de uma frente fria expõe o Paraná ao risco de fortes temporais neste fim de semana. O período de chuvas mais intensas deve ser entre a tarde deste sábado (25) e a manhã de domingo (26), em praticamente todas as regiões do estado.
Confira a previsão do tempo para todo o Paraná
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, já na manhã de sábado, as temperaturas ficam bastante elevadas, o que intensifica os efeitos da frente fria que chegará e possibilita a formação de temporais mais acentuados. Nos municípios próximos à fronteira com Santa Catarina, a chuva deve chegar já pela manhã, porém não tão forte.
"Perto da divisa com Santa Catarina vão se formando as áreas de instabilidade pré-frontais, pequenas aéreas de chuva que se formam antes da chegada da frente fria", explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Como a atuação desta frente fria será mais evidente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, quanto mais perto do estado catarinense, mais chances de chuvas ao longo do fim de semana terá o município. A partir da tarde de domingo, a frente recua e os temporais diminuem.
Mesmo com o tempo fechado, as temperaturas não devem sofrer grandes alterações. Em Guaratuba, que pode chegar aos 33°C nesta sexta-feira, os termômetros variam entre 23°C e 28°C no domingo. Na cidade, a máxima já pode chegar aos 31°C na segunda-feira (27).
Na capital, o calor deve ficar na casa dos 29°C no domingo, cerca de dois graus a menos do que a máxima prevista para o sábado. Em Palmas, depois da chegada da frente fria, a temperatura fica entre 18°C e 26°C.
Para a próxima semana, a previsão é de que as chuvas típicas de verão nos fins de tarde voltem a ocorrer, o que deve deixar os dias com temperaturas menos intensas do que as registradas nesta semana.
Sexta-feira
A sexta-feira será de muito calor em todo o estado. No início da manhã, entre 6 e 7 horas, o Simepar registrava 25°C no Litoral paranaense e temperatura semelhante nas regiões Noroeste, próximo à Paranavaí, e Oeste, perto de Cascavel.
Em Antonina, a máxima nesta sexta deve chegar aos 37°C, enquanto em Pontal do Paraná, os termômetros podem chegar aos 35°C, assim como em Guaraqueçaba.
Com o forte calor, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta para os altos níveis de radiação ultravioleta, que, dependendo da intensidade, podem causar danos ao organismo. Em todo o estado esse índice deve ser extremo.
Exposição prolongada os índices de radiação ultravioleta podem causar reações sérias, como queimaduras, foto-envelhecimento e até mesmo câncer de pele. Por isso, é importante evitar ficar sob o sol entre 10 e 15 horas, quando os raios atingem seu nível máximo. Independente do horário, não pode faltar o uso de protetor solar.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora