A cheia no Rio Iguaçu, causada pelas chuvas que atingem o Paraná desde a última segunda-feira (8), ameaça a cidade de União da Vitória, no Sudeste paranaense. Apesar de a chuva ter parado no município nesta quarta-feira (10), o tempo instável que permanece na região de Curitiba favorece a cheia do Iguaçu, que passa pela cidade, e pode provocar alagamentos.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, algumas famílias foram retiradas de suas casas e estavam abrigadas nas residências de parentes e amigos. O órgão ainda não tinha números exatos da quantidade de pessoas desalojadas até as 18h desta quarta-feira. A Defesa Civil do município ainda fazia o levantamento total das famílias.
O Iguaçu, um dos principais rios do Paraná, nasce na Região Metropolitana da capital. Com o volume alto de chuvas no local e em cidades por onde passam afluentes do rio, União da Vitória, que fica quase na metade do caminho entre a nascente e a foz do rio, é um dos municípios mais atingidos pelas cheias.
Pancadas continuam
A chuva na faixa leste do Estado deve continuar na quinta-feira (11). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a circulação dos ventos na região favorece a entrada da umidade que vem do mar. O volume de precipitações não deve ser alto e as cidades da região de Curitiba e do Litoral terão chuva leve com possibilidades de pancadas mais fortes em pontos isolados. No restante do Paraná, o sol predomina, inclusive para União da Vitória.