Eles têm cultura, usam ferramentas e fazem guerra. Adicione agora uma nova característica supostamente humana ao repertório comportamental dos chimpanzés: brincar com bonecas.

CARREGANDO :)

Na grande maioria das vezes são as "meninas’’ da espécie Pan troglodytes as responsáveis por tratar pedaços de pau como seus bebês, diz estudo publicado na revista científica Current Biology.

O trabalho é dos primatólogos Richard Wrangham e Sonya Kahlenberg, da Universidade Harvard e da Faculdade Bates, am­­bas nos EUA, depois de 14 anos de observações, feitas no Parque Nacional Kibale, em Uganda.

Publicidade

Jovens machos também brincam de boneca, mas com frequência menor. O principal uso que dão aos gravetos é o de armas simuladas – mais ou menos o que se vê entre meninos humanos.

Os pesquisadores verificaram que os gravetos são levados para o ninho no qual as jovens fêmeas passam a noite, ou mesmo ga­­nham um ninho só para eles. As fêmeas brincam com os galhos de maneira que lembra uma mãe brincando com o bebê.

Os dados sugerem que a preferência de meninas humanas por bonecas não tenha origem apenas social, mas evolutiva, a partir de nossas origens primatas.