Eles têm cultura, usam ferramentas e fazem guerra. Adicione agora uma nova característica supostamente humana ao repertório comportamental dos chimpanzés: brincar com bonecas.
Na grande maioria das vezes são as "meninas da espécie Pan troglodytes as responsáveis por tratar pedaços de pau como seus bebês, diz estudo publicado na revista científica Current Biology.
O trabalho é dos primatólogos Richard Wrangham e Sonya Kahlenberg, da Universidade Harvard e da Faculdade Bates, ambas nos EUA, depois de 14 anos de observações, feitas no Parque Nacional Kibale, em Uganda.
Jovens machos também brincam de boneca, mas com frequência menor. O principal uso que dão aos gravetos é o de armas simuladas mais ou menos o que se vê entre meninos humanos.
Os pesquisadores verificaram que os gravetos são levados para o ninho no qual as jovens fêmeas passam a noite, ou mesmo ganham um ninho só para eles. As fêmeas brincam com os galhos de maneira que lembra uma mãe brincando com o bebê.
Os dados sugerem que a preferência de meninas humanas por bonecas não tenha origem apenas social, mas evolutiva, a partir de nossas origens primatas.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora