A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta quinta-feira (27) que a China habilitou mais oito estabelecimentos produtores de carne de aves e cinco de carne bovina. Com isso, sobe para dez o número de estabelecimentos de aves e oito de bovinos autorizados a exportar para o país asiático. A China ainda avalia a habilitação de mais dezesseis frigoríficos de carne bovina e dezesseis agroindústrias de aves. A autorização é resultado da visita de uma missão chinesa que esteve no Brasil entre os dias 7 e 20 de março.
As plantas de abate de aves autorizadas são dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os frigoríficos de carne bovina habilitados a exportar estão nos estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo o diretor da SRI, Odilson Ribeiro, para habilitar estes estabelecimentos foi um longo processo de negociação entre os dois países. "Até o começo deste ano as exportações para lá eram feitas por meio de licenças de importação temporárias. Agora estas plantas ficam permanentemente autorizadas a exportar. Com essas habilitações, o comércio fica mais estável e o mercado será ampliado", comemora Ribeiro.
Em 2005, a China comprou do Brasil cerca de US$ 86 milhões em carnes de aves, bovinas, suínas, entre outras, receita 109% superior a de 2004.
Equador
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador também informou ontem (27) à Secretaria que habilitou dez empresas de produção de aves entre processamento (8), reprodutores (1) e ovos férteis (1) para a exportação àquele país. Também foram habilitados mais trinta e quatro estabelecimentos de produção de carne de suína.
A decisão é resultado da visita de uma missão veterinária equatoriana que inspecionou, no período de 6 a 24 de fevereiro deste ano, estas plantas. Os frigoríficos habilitados a exportar carnes suínas são dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As empresas de abate de aves estão localizadas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Atualmente, o Equador importa apenas carne suína. No ano passado, o país comprou cerca de US$ 1,4 milhão do produto do Brasil. O volume é cerca de 346% superior ao exportado em 2004.
Perto de ser votado no Senado, projeto para legalizar cassinos ignora crise social das bets
Presidente da Coreia do Sul anuncia fim da lei marcial após bloqueio parlamentar
Projeto de regulamentação da IA está prestes a ser votado no Senado; ouça o podcast
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião