A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta quinta-feira (27) que a China habilitou mais oito estabelecimentos produtores de carne de aves e cinco de carne bovina. Com isso, sobe para dez o número de estabelecimentos de aves e oito de bovinos autorizados a exportar para o país asiático. A China ainda avalia a habilitação de mais dezesseis frigoríficos de carne bovina e dezesseis agroindústrias de aves. A autorização é resultado da visita de uma missão chinesa que esteve no Brasil entre os dias 7 e 20 de março.
As plantas de abate de aves autorizadas são dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os frigoríficos de carne bovina habilitados a exportar estão nos estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo o diretor da SRI, Odilson Ribeiro, para habilitar estes estabelecimentos foi um longo processo de negociação entre os dois países. "Até o começo deste ano as exportações para lá eram feitas por meio de licenças de importação temporárias. Agora estas plantas ficam permanentemente autorizadas a exportar. Com essas habilitações, o comércio fica mais estável e o mercado será ampliado", comemora Ribeiro.
Em 2005, a China comprou do Brasil cerca de US$ 86 milhões em carnes de aves, bovinas, suínas, entre outras, receita 109% superior a de 2004.
Equador
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador também informou ontem (27) à Secretaria que habilitou dez empresas de produção de aves entre processamento (8), reprodutores (1) e ovos férteis (1) para a exportação àquele país. Também foram habilitados mais trinta e quatro estabelecimentos de produção de carne de suína.
A decisão é resultado da visita de uma missão veterinária equatoriana que inspecionou, no período de 6 a 24 de fevereiro deste ano, estas plantas. Os frigoríficos habilitados a exportar carnes suínas são dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As empresas de abate de aves estão localizadas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Atualmente, o Equador importa apenas carne suína. No ano passado, o país comprou cerca de US$ 1,4 milhão do produto do Brasil. O volume é cerca de 346% superior ao exportado em 2004.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora