Brasília Os três candidatos à presidência da Câmara dos Deputados concordaram em participar de um debate na próxima segunda-feira, a partir das 11 horas, no auditório da TV Câmara. As assessorias dos candidatos Aldo Rebelo (PC do B-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) concordaram, ontem, com as regras propostas pela TV Câmara. O debate terá cerca de duas horas e meia de duração e será dividido em quatro blocos.
O encontro estava marcada para quinta-feira, mas Chinaglia alegou problemas de agenda para não confirmar a participação.
O petista insistia, também, em um novo formato para o debate entre os candidatos. Chinaglia defendia debate entre dois candidados de cada vez. Segundo ele, sua sugestão permite o "aprofundamento de idéias", ao contrário do modelo tradicional em que os três se enfrentam livremente.
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, disse que não será um debate de um parlamentar contra outro, mas de propostas e idéias entre três candidatos. "O debate interessa aos deputados e à população. A população votou nos parlamentares e tem o direito de acompanhar o debate."
Regras
O primeiro bloco terá 33 minutos. O tempo será destinado para que os candidatos se apresentem e respondam a perguntas da mediadora. No segundo bloco os candidatos serão entrevistados por jornalistas credenciados na Câmara. Serão seis perguntas. Os jornalistas serão escolhidos entre os profissionais que cobrem a Casa.
No terceiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si o que Chinaglia queria evitar , com direito a réplica e tréplica. O petista não queria o confronto direto.
No quarto bloco, as perguntas virão do eleitorado, por meio do telefone 0800 619619 da Câmara e por e-mail. Haverá um sorteio para definir quem responderá a cada pergunta.
O público deverá enviar suas perguntas com antecedência pelo telefone ou site da Câmara, no ícone Participação Popular. Três perguntas serão sorteadas durante o debate e apresentadas aos candidatos.
O jornal Folha de S.Paulo também vai organizar um debate entre os três candidatos. Chinaglia, Rebelo e Fruet participam do encontro na sexta-feira, em São Paulo.
O debate será mediado pela jornalista Cláudia Brasil, da TV Câmara, e contará com a presença de um árbitro a ser indicado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O convidado atuará como juiz na análise de pedidos de resposta, caso algum candidato se sinta ofendido por comentários feitos pelos adversários.
As regras levaram em conta os seguintes fatores: igualdade de condições e de tempo para todos os candidatos; adoção de critérios objetivos para a formulação de perguntas; garantia de isenção na condução do debate; transparência nas regras; e criação de uma instância externa para a resolução de impasses.
Como garantia de isenção, os seis jornalistas que farão perguntas aos candidatos serão selecionados pelo Comitê de Imprensa da Câmara que escolherá entre os profissionais credenciados na Casa. Os jornalistas terão direito a réplica.
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que o PSDB vai reencontrar a sua unidade ao sacramentar, hoje, o apoio da legenda a Gustavo Fruet na disputa pela presidência da Câmara.
Segundo Aécio, o partido tomou uma decisão equivocada ao inicialmente declarar apoio a Chinaglia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião