• Carregando...

O risco de racionamento em Curitiba e região metropolitana ainda é iminente, mas a chuva que caiu no domingo (9) trouxe alívio e adiou em pelo menos cinco dias a reavaliação de economia que a Sanepar iria fazer na sexta-feira (14).

A companhia, porém, mantém o estado de alerta e o pedido aos moradores para economizar 56 litros cada um para alcançar a redução de 20% no consumo. Nesta segunda-feira o índice de economia está em 6,96% - o maior desde o início da campanha dia 20 de junho e muito aquém dos 20% esperados.

A previsão dos próprios técnicos da Sanepar, era que o início do racionamento começaria na segunda-feira (17). Depois da chuva, a data da reavaliação foi adiada pelo menos em cinco dias.

Os 16mm de chuva que caiu no domingo não foram suficientes para afastar o risco de interrupção no abastecimento, mas trouxe alívio. Nas três barragens - Oraí, Passaúna e Piraquara I - que abastecem Curitiba e região, a chuva elevou em 12 cm o nível de água - dois centímetros na Piraquara I, quatro na Iraí e seis em Passaúna.

O acúmulo de água, embora considerado pequeno pela Sanepar, possibilitou o fechamento por cinco dias das barragens Piraquara I e Iraí. De acordo com o gerente geral Antonio Carlos Gerardi, a empresa irá usar a água da chamada bacia incremental – formada pelos rios que estão abaixo das barragens, mas acima dos pontos de captação.

Curitiba e região

Se o racionamento for inevitável, a Sanepar já divulgou duas possíveis alternativas: a que prevê interrupção de abastecimento de um dia por semana em cada bairro por um período de 26 horas, ou 32 horas se for considerado o tempo necessário para que todas as caixas d'água voltem a estar cheias. A outra possibilidade é de corte em dois dias da semana, por 16 horas em cada dia.

Se anunciado, o corte no abastecimento atingiria 1,8 milhão de pessoas em Curitiba e nos municípios da região metropolitana.

Situação também é crítica em cidades do interior do PR

Sanepar dá dicas de economia de água para evitar o racionamentoVeja em vídeo a opinião do diretor da Sanepar sobre a chuva que caiu no domingo

Interatividade:

Você está economizando água? De que forma? Quais são as suas sugestões para ajudar na redução do consumo da água para que o racionamento seja evitado?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]